Fala viajantes tudo bem com você? Na sua próxima viagem, você já pensou em fazer um passeio de trem? Abaixo vou te mostrar vários destinos para você que quer embarcar na história e nas belezas de um Brasil sobre trilhos.
As locomotivas estão prontas para apresentar rotas recheadas de história e de belíssimas paisagens. Além de ser o momento ideal para curtir uma aventura em família sob os trilhos, aproveitar o momento para curtir belos roteiros turísticos embarcando nos trens é se permitir a viver a experiência de viajar no tempo.
No passado, o transporte ferroviário foi pioneiro e responsável por carregar cargas, pessoas e pela conexão entre regiões. O tempo trouxe os avançados carros, caminhões e aviões, mas não deixou de lado a beleza das locomotivas, que seguem a todo vapor cruzando rotas que hoje ajudam a desenvolver o turismo no nosso país. O passeio ferroviário traz ao viajante a oportunidade de conhecer a história daquela região e de ter contato com próximo com a gastronomia e cultura da localidade. Se o trem no século XIX (dezenove) era símbolo de rapidez, agora é um atrativo para quem busca momentos contemplativos e uma desconexão de ritmos mais acelerados.
A seguir eu vou falar mais sobre alguns roteiros ferroviários e prepare-se para viajar mais:
MINAS GERAIS – Conhecer a história de Minas Gerais por meio de uma “Maria fumaça” é um dos atrativos que podem ser encontrados para quem vai cruzar as cidades históricas de São João Del Rei a Tiradentes. Com um passeio de 12 km de extensão, realizado entre 40 e 50 minutos, a locomotiva vai a todo vapor desbravando as belas paisagens montanhosas do interior da vida mineira.
O viajante vai apreciar a Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, e perceber, ao longo do percurso, a mistura entre a natureza da atualidade e arquitetura de séculos passados. Além disso, a rota cruza fazendas centenárias, rios e montanhas.
RIO GRANDE DO SUL – No Vale dos Vinhedos, o viajante vai percorrer 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa em um roteiro conhecido delicioso por trazer vinhos, queijos e outros sabores da imigração italiana. No percurso, estão incluídos atrativos artísticos, como música, teatro, dança típica, além de prova de deliciosos vinhos, sucos e espumantes. Além da rota, o visitante também tem a oportunidade de conhecer o Parque Temático Epopeia Italiana, que narra um espetáculo que reflete a história dos imigrantes europeus.
SÃO PAULO – O estado de São Paulo foi presenteado, no final de 2020, com o Trem Republicano, um atrativo que mistura história, lazer e cultura. A rota de 7,6 km leva o visitante a uma viagem que vai de Itu a Salto, gastando 40 minutos no trajeto. Repleto de atrativos históricos, o passeio faz o Viajante voltar no tempo, chegando na véspera da Convenção de Itu do dia 18 de abril de 1873, evento chave para a Proclamação da República em 1889. As paisagens proporcionam ainda mais beleza para o momento.
O trecho é feito em uma senhora locomotiva, datada de 1952 e movida a diesel. Os três vagões comportam até 132 passageiros, sendo um convencional, um turístico e um pet friendly.
PARANÁ – O trem que vai de Curitiba a Morretes é um dos passeios ferroviários mais famosos do país. Viajando pela Serra do Mar, o turista é presenteado por paisagens que possuem elementos da Mata Atlântica, paredões e estradas de encher os olhos e tirar o fôlego. A rota ainda oferece a experiência de viajar em uma ferrovia criada para exportação de madeira e erva-mate e que traz na história uma estrada de ferro que teve a Princesa Isabel como primeira passageira, em 1884.
O passeio percorre 65 km e leva aproximadamente 4h de duração. A viagem inclui lanche, serviço de bordo e guia local. Na chegada em Morretes ainda é possível saborear um delicioso barreado no fim do percurso, prato típico do local.
Gostou deste post? Fala pra gente o que você achou, isso nos ajuda a produzir sempre conteúdo relevante para você viajante!
Então um forte abraço, fica com Deus e ate o próximo post.