Como Empreendi no Turismo

24 de abril de 2021 Por Franci Raposo 1

         

Fala meus queridos amigos, tudo bem com vocês?
Eu me chamo Franci Raposo e hoje vou contar um pouco de minha trajetória empreendedora para vocês.
       Bem viajantes, a minha jornada começou a mais de 10 anos atrás como estudante do curso de turismo. tudo começou muito “ao acaso”, quando eu estava no dilema de iniciar um cursinho preparatório pré-vestibular, ou uma faculdade particular.
       Desses dilemas que agente sempre pesa a grana que quase não tem e o tempo que vai precisar investir para conseguir.
      Bem, da cidade onde moro que é Olinda/PE, para a universidade federal, já é considerada uma pequena viagem, rsrsrsr!
     Ponderando um pouco as dificuldades que iria ter só de transporte, eu vi que naquele momento seria interessante iniciar uma faculdade particular que um cursinho preparatório.
    Pensando financeiramente , seria uma diferença bem pouca, e em pouco tempo já teria um diploma universitário….
    Esta foi a melhor escolha que eu pude fazer naquele momento!
Uma pequena diferença, é que naquela época eu desejava ser jornalista!
Isso mesmo!
    E antes que você me pergunte….Franci, como você veio parar no turismo, eu já me adianto e lhe digo viajante.
Pela grade curricular da faculdade de turismo que era o curso mais simpático dentre as opções que eu tinha naquele momento, tinha várias cadeiras que eu conseguiria utilizar posteriormente para o jornalismo.
     Pois bem, iniciei o curso, que meio que começou sem muito entusiasmo, pelo menos para mim, muito sem jeito…. e passou o desafio maior que era o primeiro semestre. dai já no segundo semestre, vieram umas cadeiras mais especificas do curso e eu fui me encantando com a atividade turística. Confesso que naquela época não tinha tanta ideia assim de que o turismo era uma atividade tão grande e encantadora. Dai viajante para me apaixonar de vez pelo curso, foi só uma piscadela.
      Tenho uma grande alegria de dizer que passei pela formação em turismo, sempre com notas muito boas, bem diferentes da escola…rsrsrsr e fazendo uma boa relação de Networking com colegas e professores.    
      Depois de um pouco tempo, já nem me lembrava mais do Jornalismo.
desta época para os dias de hoje, já se vai mais de 10 anos.
É interessante olhar para traz e ver o caminho que percorri ate chegar a onde cheguei.
      Fui cada vez mais buscando formações, especializações, capacitações e cursos, todos voltados ao turismo. É apaixonante conhecer lugares, dialogar com pessoas sobre destinos turísticos e serviços de cada lugar que é solicitado. É um aprendizado constante.
      Trabalhei em algumas empresas ao logo desse tempo, pós formação acadêmica, e pude adquirir saberes e experiências que só vieram a somar para com tudo isso que venho falando para você, viajante!
     Certa feita, quando trabalhava em uma empresa, tive uma experiência nada agradável, quando me apercebi que um funcionário que fazia bem menos afazeres, mais novo e menos capacitado que eu, ganhava 30% a mais no salário, pelo fato de ser homem!
     Essa constatação me incomodou bastante. Nesta época de minha vida eu tinha um salário bem abaixo do que eu estava acostumada a receber, e vivia sempre com aqueles perrengues que praticamente boa parte de nos brasileiros já passamos.             Dificuldades para pagar os gastos mensais, boletos, e um carro velho que sempre resolvia quebrar alguma peça quando não tinha mais limite no cartão de Crédito.
Eu fiquei tão chateada com essa situação em que estava passando, este mix de decepção comigo mesma naquele momento e com a injustiça que vinha passado no meu trabalho naquele momento, isso me deixou muito contrariada naquele momento. após refletir um pouco, de fica um período bem pensativas, Foi quando surgiu a ideia na mente…. Preciso ter uma fonte extra de renda!
       E várias perguntas surgiram, tipo: como seria isso? quando seria ? como iria ter tempo para fazer essa atividade….
      Essas questões todas, ficaram martelando na minha cabeça durante alguns dias e eu tentando digeri-las cautelosamente. tentando acalmar o coração e entender o que poderia retirar de bom daquele turbilhão de pensamentos naquele momento.
     Bem viajantes, isso não foi tão rápido assim, levou um tempo para que eu conseguisse analisar o que eu sabia fazer, mais certamente seria com turismo, e como seria esse iniciar.
      Lembrei-me de uma colega da época de faculdade e fomos conversando sobre uma agência home office que ela tinha, e quais são os procedimentos para abrir este negocio.
      Lembra que eu falei que desde a época da faculdade eu tinha um bom relacionamento com colegas e professores?
Pois bem, essa colega me explicou tudo como funcionava, quais os contatos que eu deveria ter, sistemas, valores de mercado e enfim….um montão de informações.
fiquei munida de tantas informações e em pouco tempo, abri uma empresa digital que se chamava : “MEU NEGOCIO É TURISMO”.
      Estruturei um site bem bacana, com vários serviços agregados a ele. esse passo a passo levou algo próximo de 14 meses. foi quando percebi que ainda não estava estruturada como deveria ser. percebi que nesta empresa eu estava tendo prejuízo, e não tinha lucros e foi quando resolvi fechar a empresa. Um baque grande!
      Decepção, angustia, sentimento de incapacidade e pouco alto confiança….
Chorei, e fiquei atônita por um tempo, mais dai depois eu pensei….
Preciso Começar novamente!
      Foi quando sai desta empresa que falei anteriormente, aquela que o funcionário por ser homem ganhava mais, lembra-se? Pois é, usei boa parte do meu FGTS para comprar um curso online de Marqueting digital. Confesso aqui que tudo foi meio rápido. Comecei a pesquisar por cursos digitais, e me preocupava comprar algo que não fosse bom, após longa pesquisa descobri um que gostei bastante e que é bem estruturado, me ajudou muito e vem ajudando pessoas a desenvolver seu próprio negócio do zero.
       No inicio, familiares me julgaram achando que era uma loucura e investir num curso de uma pessoa que ate então eu nem conhecia. Mais enfim, estava decidida a não regressar mais!
Comprei o Formula Negocio Online, e comecei a devorá-lo como aquele prato que agente come de Cuscuz com Mantega.
Cada vez mais tudo casava com o que eu já havia aprendido todos esses anos, e agora com todas as ferramentas direcionadas que eu precisava. Nesta época eu era bem Analfabayte, e sei que a minha primeira empresa não foi para frente, por não saber utilizar ferramentas digitais.
       Abri com muita alegria a Raposo Turismo & Eventos, uma agência de turismo digital. Esta empresa vem dando super certo, e a cada dia vem crescendo e se solidificando no mercado.
       Este post é para incentivar cada vez mais pessoas, sobretudo mulheres assim como eu a ousarem empreender em seus próprios negócios. Em um mundo que cada vez menos temos oportunidades, temos que aprender a CRIAR a nossa própria oportunidade.
        Dizem que empreender hoje é para poucos, e infelizmente muitos destes poucos sobretudo são Homens!
       Precisamos superar essa adversidade e ousar empreender mais e melhor mulheres.
        Juntas, somos mais forte!
Meu desejo é de um mundo mais empreendedor e criativo para todas nós.
Espero que esta minha experiência possa estimular cada vez mais ao seu desabrochar empreendedor. Quer seja com turismo, quer seja com quaisquer outra atividade que lhe seja motivadora de emoções.
      Sigamos sempre juntas nos fortalecendo umas as outras.
Sigamos compartilhando a alegria de estarmos Juntas!
     Gostou deste post? Tem um vídeo massa sobre ele em nosso canal do Youtube, e tem um podcast nas plataformas digitais falando ainda mais sobre mim, se ficou curiosa (a), só chegar junto, vou adorar ter a sua companhia!
Forte Abraço e fiquem com Deus…