Olinda e Seus Encantos: Conheça os Principais pontos Turísticos desta Cidade!

20 de julho de 2021 Por Franci Raposo 1

Fala viajantes, tudo bem com vocês?

Quem já visitou Olinda, sempre fica com aquele gostinho de voltar. A cidade faz realmente jus ao nome, é linda Mesmo!

Olinda tem a junção da arquitetura, da história e da gastronomia que é ímpar, e para que você conheça os melhores pontos turísticos em Olinda como o próprio Duarte Coelho falou: –   “Oh, linda situação para fundar uma vila”. E eis aqui, Olinda! Do alto da cidade antiga, o turista e até mesmo aos locais, se surpreende ao avistar o Recife, ainda mais belo do que é visto de baixo. As praias do Sul e do norte, o horto dos Manguinhos logo abaixo, os altos de Casa Amarela, as curvas do rio Capibaribe, o Campo Grande, a Casa Forte, a Boa Viagem, estes icônicos bairros Recifense – de longe tudo é mais belo e Poético. Mas vemos principalmente Olinda, pela perspectiva de seus telhados e pelos mistérios do traçado das ruas, dos becos, dos quintais, das igrejas, dos sítios e dos antigos casarios.

        Neste post completo, listamos os melhores pontos turísticos em Olinda para quando você estiver na cidade, poder otimizar o tempo e conhecer o máximo de nossa historia. Confira os passeios imperdíveis para fazer na cidade.

      Vista do Alto da Sé, com o porto de Recife e praia de Boa viagem ao fundo vamos falar aqui um pouco da história de Olinda. No ano de 1534, a Coroa Portuguesa instituiu o regime de Capitanias Hereditárias no Brasil. Duarte Coelho, recebeu a Capitania de Pernambuco e desembarcou por aqui, em março de 1535. Durante sua busca por um local estratégico para se instalar, acabou encontrando uma aldeia chamada Marin no alto das colinas, e decidiu fixar-se na região, que futuramente, viria a ser conhecida como a cidade de Olinda.

      Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda ainda foi eleita em 2005, a primeira Capital Brasileira da Cultura. Este título garantiu à cidade, o posto de principal destino turístico-cultural em 2006 – recebendo visitantes do mundo todo. Após esta data, Olinda continua sendo um dos locais turísticos mais visitados do Brasil. Durante o Carnaval em Olinda, os 5 dias de festa, são mais de 500 blocos carnavalescos, diversas atrações e shows, desfiles de agremiações, bonecos e até programações como; oficinas de dança, brincadeiras e rodas de história. O Carnaval de Olinda é muito importante para a cidade.

Mas, Olinda, não é feita só de Carnaval. Existem muitas atrações interessantes e que valem uma visita como: museus, igrejas, praças, lojas de artesanato, bares e alguns variados restaurantes com rica comida típica do Nordeste. No Alto da Sé, não deixe de saborear as deliciosas Tapiocas da Vovó, feitas na brasa. É considerada a melhor tapioca de Olinda e há diversos sabores doces e salgados.  O mercado de Artesanato da Sé é um dos melhores lugares para comprar lembrancinhas de viagem. Há uma variedade enorme de produtos e artigos regionais de Pernambuco e do Nordeste. Por ali vai encontrar um pouco de tudo: sandálias e outros artigos de couro de boa qualidade, peças de cerâmica, chapéus e bolsas de palha, camisetas da cidade, sombrinha de frevo, plantas medicinais e até ervas contra o mau olhado!  Já as igrejas, visite à Igreja Matriz de São Salvador do Mundo No Alto da Sé, um dos lugares mais românticos em Olinda, também se encontra a Matriz de São Salvador do Mundo, popularmente conhecida como Igreja da Sé. Esta igreja está entre os monumentos históricos mais visitados e antigos da cidade. Foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537. Funciona todos os dias das 9h-17h. Entrada gratuita Viajante!  Um dos monumentos mais importantes de Olinda, é o Convento de São Francisco Trata-se de um dos monumentos históricos mais importantes e bonitos da cidade. Localizado em pleno Centro Histórico, o Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 – é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII. Anexo ao convento, está a Igreja Nossa Senhora das Neves, a Capela de Sant’Ana e a Capela de São Roque (a mais antiga Capela da Ordem Terceira Secular do país). O Convento situa-se na Rua de São Francisco, 280 – Carmo. Funciona de segunda à sábado. Está gostando do nosso roteiro turístico de Olinda? Então comenta aqui embaixo o que você está achando deste destino incrível.

Igreja e Mosteiro de São Bento é um dos monumentos mais visitados de Olinda, datado de 1586. A igreja de origem barroca, é considerada a mais rica da cidade. Possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro. Aos domingos acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges – a Missa Cantada, geralmente começa por volta das 10h.

 Igreja do Carmo, com vista a partir do Alto da Sé está entre as igrejas mais antigas da cidade, construída em 1580, como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo. A melhor vista de Olinda Panorâmica é a do Alto da Sé, ali os turistas podem apreciar os casarios com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa – o lindo oceano, com tons de azul turquesa e verde esmeralda e, mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem em Recife. A vista do Alto da Sé é perfeita para assistir ao pôr do sol mais bonito da região. Aproveite e leve a sua máquina fotográfica, pois este é um dos melhores locais para tirar fotos. Gostou das nossas dicas sobre os melhores pontos turísticos e lugares para conhecer em Olinda? Compartilhe e corre para já ver o próximo post.