Ei, Cadê a Minha Mala?

20 de julho de 2021 Por Franci Raposo 0

Fala viajantes, tudo bem com você?

Quando se viaja, se deseja apenas a diversão e o lazer né mesmo?

E ai imagina que a sua mala despachada, foi perdida, extraviada ou atrasou para chegar….ai meu Deus, que aperreio Fran!

Infelizmente a maioria das pessoas não pensam nisso, e não estamos aqui desejando que acontece com você viajante mais se acontecer, vamos dizer como você pode sair deste perrengue, mais final de contas:

 

O que é extravio de bagagem?

Segundo os Direitos do consumidor em caso de extravio de bagagem

A companhia aérea que não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota. Em voos domésticos, a ajuda de custo varia entorno de R$305. Já para voos internacionais, você deve procurar sempre ver diretamente com a própria cia no site deles. Lembro também viajante, que este valor que menciono no voo nacional é uma media de valor.

Se por acaso acontecer de sua mal não chegar junto com você no seu destino, É necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. … Esses procedimentos são realizados para o extravio de bagagem em viagens nacionais e internacionais. Após o registro da reclamação, há um tempo para sua mala ser encontrada. Quando a bagagem for localizada, a empresa a devolverá para o endereço informado.

E se a bagagem for Extraviada Franci?

Ter a bagagem extraviada é o maior pesadelo de qualquer viajante. Imagine chegar ao seu destino final e descobrir que todos os seus pertences ficaram pelo caminho?

      Essa situação pode causar muita dor de cabeça. Por esse e por outros motivos a contratação do seguro de viagem é tão importante.

Contratando o seguro viagem, você terá a garantia de que, caso sua bagagem seja extraviada, você será indenizado até o valor total da cobertura contratada.

Além disso, o seguro também cobre os gastos com a demora na entrega da bagagem, entre outras coisas.

É claro que quando esse tipo de imprevisto acontece, muitas dúvidas costumam aparecer. A maior preocupação é resolver tudo de forma rápida e eficaz, para evitar que isso estrague sua programação.

Vemos contudo que existes as causas mais frequentes de extravio de bagagem, veja a seguir:

 

1. Conexões

No momento da troca de uma aeronave para outra, a mala não embarca no próximo voo. Esta é a ocorrência mais frequente que você possa imaginar.

2. Perda da identificação da mala

Quando acontece a perda da tag de identificação na mala, o profissional responsável fica sem saber para onde enviar a mala sem destino.

Ela fica “perdida” até que você viajante, que é o dono faça a reclamação. Daí começará a busca por esta mala perdida.

3. Falha da companhia aérea

O engano da companhia aérea ou da terceirizada responsável, em determinado momento entre check-in e a colocação da bagagem na esteira pode acontecer, e você precisa respirar fundo neste momento! Algum problema na logística de transporte, que pode acontecer por alguns motivos, desde falha da cia aérea, devido à grande quantidade e volumes ou tempo curto, até o erro humano por lapso, mesmo, entre outros.

4. Furto

Pode acontecer no aeroporto na área interna, na esteira ou na parte externa. Levam a mala sem a pessoa perceber ou por engano de outro viajante desatento, neste caso o furto, também pode acontecer de alguém com a mala parecida com a sua retirá-la por engano. Eu sempre gosto de colocar algo na minha mala que identifique fácil que é ela, pois claro  que dentre tantas possibilidades de modelos de malas, podemos encontrar alguma parecida com a nossa. E ai a surpresa que você terá quando chegar no hotel será grande.

Então Viajantes, em muitas ocasiões não podemos ter controle integral, não é mesmo? Mas Existem algumas precauções que podemos tomar para evitar que esse inconveniente aconteça.

São dicas simples mais que com certeza ira fazer toda a diferença para você.

  • Faça um bom planejamento de voo. Nem sempre podemos escolher de acordo com todos os nossos critérios. Ainda mais quando surge uma oportunidade de passagem com desconto imperdível e garantimos logo para não deixar escapar;

Mas dentro do possível, tente evitar conexões entre diferentes companhias aéreas e também as curtas (com menos de 1 hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais).

  • Faça o check-in com antecedências, Não deixe para despachar a bagagem em cima da hora de embarcar. Atrasando no check-in, você pode dificultar para a mala chegar em tempo válido à aeronave.
  • Certifique-se de que não há etiquetas de voos anteriores em sua bagagem. Confira a pesagem e a adesivacão de sua mala, que deverá indicar seu destino final;
  • Informe-se sobre os procedimentos para pegar a bagagem (por exemplo, em caso de conexão nos Estados Unidos você tem que retirá-la na cidade onde fará a imigração para despachá-la ao destino final);
  • Coloque identificação dentro e fora da sua mala: faça uma tag com seu nome, endereço, e-mail e telefone (com fácil acesso durante a viagem);
  • Faça uso de cadeados. No caso de viagem aos EUA, utilize o modelo com selo TSA pois podem abrir sua mala na alfândega. Esteja atento todo o tempo. Não descuide de seus pertences;

Bastante coisas ne, mais com certeza essas informações irão lhe ajudar na sua próxima viagem, para que fique apenas em suas memorias, os bom momentos.

Ate o próximo post viajante!!!