viajantes, tudo bem com vocês?
No post de Hoje vamos falar um pouco sobre os ataques de tubarões na Costa de Pernambuco… Ai meu Deus Franci!!!
Que Pernambuco tem uma costa Linda, isso todo Mundo Já sabe.
Que Pernambuco tem o melhor Cuscuz do mundo, isso todo mundo já sabe também.
Mais você sabia que a região de Recife/PE é a que mais sofre com ataques de tubarão na América do Sul inteira. Em belas praias como a de Boa Viagem, mais famosa da cidade, Moradores e turistas são alertados por cartazes que desaconselham a entrada na água para evitar encontros com os Tubarões. A maioria dos incidentes no litoral do Recife acontece com tubarões cabeça-chata e tubarões-tigre.
No ultimo mês de Julho/2021, os Pernambucanos voltaram a se assustarem com novos ataques na orla de Piedade. Em um espaço de tempo de 15 dias, tivemos 2 ataques de tubarões a banhistas nesta área. O que muita gente pensa, é que estes ataques são correlacionados com o Porto de Suape que foi inaugurado na região do Cabo de Santo Agostinho no ano de 1983.
Viajante, ate eu imaginava que isso era o motivo de tantos ataques de tubarões na costa Pernambucana, mas ai com uma pesquisa mais aprofundada que fizemos aqui, vimos que não.
Que de fato o Porto contribui neste aumento de índice, isso é fato, pois assim os tubarões perderão um pouco mais de espaço nestas regiões e ficaram cada vez mais próximo a costa, Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões davam à luz. Mais os ataques já são noticias por aqui a um bom tempo.
Foi Feito o Primeiro registro no ano de 1947, uma vitima chamada Frei Serafim de Oliveira, ainda jovem, com aproximadamente 25 anos. Este frei foi atacado exatamente no mesmo local que falávamos no inicio do post viajante, enfrente a Igrejinha de Piedade!
Estas evidencias foram contadas pelo Frei Telésforo que presencio o ocorrido e ate hoje na Igrejinha de Piedade, estão os Restos mortais do Jovem Serafim!
foi a partir do ano de 1992 que começou a contabilizar os acidentes de ataques de tubarão por aqui, ate o momento, temos 68 casos, e o órgão que faz esse registro é o Cemit, que é o Comitê Estadual de Monitoramentos de Incidentes com Tubarões!
É viajante, infelizmente temos esse comitê em Pernambuco!
Caso o viajante se interesse mais nesse assunto, recomendo uma busca mais detalhada sobre estes casos antigos de Ataques de tubarões, sempre vale uma busca mais refinada para se inteirar mais completamente sobre o assunto. Vamos aqui dar um foco em dicas aos turistas para não passar por esse tipo de acidente aqui em aguas Recifense, ver quais os impactos que estes ataques causam também ao turismo local.
Uma das principais características do turismo em Pernambuco e especificamente em Recife, é o turismo de sol e mar. Com quase 70km de Costa e praias belíssimas, vemos naturalmente uma queda na procura de banhos nesta área, o que é extremamente recomendável e desejamos que de fato esta área fique sempre sem o banho de mar, afinal de contas não queremos mais ver tais fatalidades acontecendo por aqui, o fato é que essa diminuição da presença de turistas e locais nesta região, diminui o comercio local, impactando assim aos diversos profissionais que trabalham direto ou indiretamente com o turismo na nos bairros de Boa Viagem e Piedade. impactos estes que se estendem desde os pequenos aos grandes comércios locais. Hoje em dia, esta localidade esta cada vez mais sinalizada para facilitar assim o entendimento das áreas de risco para turistas principalmente e locais. As atividade na faixa de areia e calçadão, seguem seus fluxos e a praia continua sendo um dos cartões postais de Recife.
A boa Noticia deste post é que em outras praias como Porto de Galinhas, Carneiros e Praias do Litoral Norte não temos Histórico de ataques e são praias recomendadas para o banho de Mar.
fiquem sempre atentos viajantes, e respeitem as sinalizações, Nos profissionais do turismo desejamos muito que você venha a nosso estado, porem que curta tudo em segurança, desta forma, se deseja tomar banho de mar, evite os locais perigosos e curta também um pouco de nossa historia e gastronomia. Com as devidas precauções tomadas o turismo tende a ser uma atividade crescente no estado de Pernambuco e sobretudo com esta característica de sol e mar na região do Recife.
Um forte abraço para você e ate o próximo post!
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.