Ja pensou em ter uma programação para viagens que lhe faz otimizar recursos financeiros e de tempo?
Planejando Minhas Viagens
Vamos aqui abordar alguns pontos cruciais para a definição de como você deverá planejar suas viagens de agora em diante. Vamos aqui fazer uma sequencia de artigos como este, com o passo a passo de um bom planejamento de viagens, sendo você alguém que já tem costume em viajar, com estas informações poderá reduzir gastos financeiros e de tempo, ou tambem se você for um completo iniciante na eminência de fazer a sua primeira viagem ou sendo você um estudante das cadeiras acadêmicas do Turismo.
Como ponto inicial, vamos definir aqui, o local que você pretende conhecer.
Então iniciamos com a escolha do destino que se pretende ir.
Escolha do Destino:
Neste momento você precisa definir exatamente o local que você irá conhecer, quais são os motivos que lhe levará a escolher este destino? O que você pretende ver neste local? Quantos dias pretende ficar neste local e qual será a sua programação neste local? Ufa, muitas perguntas ne mesmo?
Estes questionamentos são importantes para que você inicie o processo do seu planejamento de viagem, se será uma viagem no País de Origem, ou se a viagem será para outro país.
Todas estas escolhas e desejos nos leva para este entendimento inicial, vamos denomina-lo aqui de uma forma bem didática essa primeira grande segmentação do turismo, entre:
Turismo Nacional: Turismo dentro do próprio país.
Turismo Internacional: Turismo para outros países.
E dentre a esta divisão inicial entre viagem nacional ou internacional, precisamos saber qual a motivação da sua viagem, quais tipos de atividades, você ira experiênciar. Para isso, vamos ver quais tipos de segmentação turística você mais se afina para viajar.
Hoje no Turismo, temos vários segmentos, que nada mais é a motivação que cada viajante tem para realizar suas experiências turísticas, de forma didática, vamos elencar aqui as que mais tem destaque no meio. Ressaltando que esta lista pode ser vasta, pois cada motivação que um turista tem, pode ser agrupado e formar um segmento nichado, como o turismo é uma atividade dinâmica, essa segmentação com o passar do tempo vem sempre precisando ser acrescida nas explanações acadêmicas, iremos ver abaixo as que mais tem destaques no meio turístico, também gostaríamos de ressaltar aqui que não necessariamente a motivação de uma viagem é apenas um segmento, podendo ser a junção de dois ou ate mais.
Vejamos a seguir:
Turismo Social:
O Turismo social, tem como visão auxiliar pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social. O turista social começa sua viagem, ciente de que além de conhecer um novo local, também irá desenvolver ações voltadas para suprir necessidade de uma comunidade. Destas formas que são reconhecidos bares e restaurantes de comunidades locais como atrativos turísticos, centros de candomblé, casa de cultura entre outros.
Exemplo de Destinos para o Turismo Social:
- África
- China
- Guatemala
- Índia
- México
Turismo Cultural:
Neste segmento, a motivação da viagem é conhecer uma cultura diferente. Em sua grande maioria é o caso do turismo religioso, do misticismo e do esotérico, os grupos étnicos, a gastronomia, a arqueologia, as paisagens cinematográficas, entre outros.
Exemplo para destinos para o Turismo Cultural:
- Tiradentes — MG
- Porto Velho — RO
- Egito
- Roma
Ecoturismo:
Este é o segmento que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do meio ambiente, promovendo o bem esta das populações envolvidas, quer seja dos moradores locais, assim como toda a infra estrutura que corrobora o segmento turístico em questão no local aplicado.
Exemplo de destinos para o Ecoturismo:
- Bonito – MS
- Fernando de Noronha – PE
- Galápagos – Equador
- Vale de Viñales- Cuba Tortuguero Costa Rica
Turismo para Estudos e Intercambio:
Neste segmento a motivação é o Estudo, a formação acadêmica ou a busca por um novo conhecimento em outro local fora de sua residência.
Exemplo de destinos para o Turismo de Intercambio e Estudos.:
- Austrália
- Canadá
- Nova Zelândia
- Irlanda
- Estados Unidos
Turismo de Pesca:
O turismo de pesca nada mais é do que uma pesca esportiva, sem fins lucrativos. Neste segmento, o pescador viaja para algum lugar e realiza uma pesca recreativa, devolvendo os peixes para o meio ambiente após a pescaria.
Muitos locais têm se preparado para receber os pescadores, o que traz uma melhor infraestrutura e proporciona momentos de lazer mais confortáveis.
Exemplo de destinos para o Turismo de pesca.:
- Amazônia
- Rio Araguaia
- Rio São Francisco
- Pantanal
- Litoral Baiano
Turismo Náutico:
O turismo náutico é um tipo de turismo alternativo cada vez mais popular que se define como férias ativas em contato com a água, através da realização de atividades como a navegação em barcos à vela, iates ou Cruzeiros, bem como outras atividades lúdicas e desportivas que impliquem o desfrute da natureza neste contexto.
Exemplo de destinos para o Turismo de Náutico.:
- Barcelona/Espanha
- Maarten, Antilhas Holandesas
- Abu Dhabi/ Emirados Árabes Unidos
- Galápagos/ Equador
- Canal do Panamá/Panamá
- Amazônia/ Brasil
Turismo de Aventura e Esporte:
Turismo de Esporte tem como grande finalidade a prática de esportes não competitivos. Viaja-se pelo prazer de fazer uma atividade esportiva e conhecer lugares regado a grande adrenalina. Como escalada em montanhas, trilhas, canoagem entre outros. Movimento turístico decorrente da prática de atividade de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
Exemplo de Lugares para o Turismo de Aventura.:
- Trekking na Chapada Diamantina
- Rapel em Bonito
- Escalada em Arvore na Amazônia
- Voo de Balão na Turquia
- Caminhada na Ilha de Páscoa/Chile
Turismo Sol e Mar:
Consiste nas atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias.
Exemplo de Lugares para o Turismo de Sol e mar.:
- Fernando de Noronha/PE
- Jericoacoara/CE
- Punta del Este/ Uruguai
- Cartagena, Colômbia
- Havana/ Cuba
Turismo de Negócios e Eventos:
Sendo um conceito relativamente novo, o turismo de Negócios e eventos se aplica a profissionais que estão em trânsito devido a uma demanda da empresa. Entre os objetivos da viagem estão: aproximar a comunicação empresarial de fornecedores e melhorar a receita da companhia. Workshops, reuniões e seminários realizados para abordar um tema relevante é sempre uma motivação de viagem de negócios
Exemplo de Lugares para o Turismo de Negócios e Eventos:
- São Paulo/SP
- Belo Horizonte/MG
- Recife/PE
- Nova York/USA
- Santiago/Chile
Turismo Rural
- Turismo no Espaço Rural:
Atividades Praticadas no Meio não Urbano.
- Turismo Rural:
Conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio
rural, comprometido com a produção agropecuária.
- Agroturismo:
Propriedade Rural Ativa. O Turista se integra aos hábitos locais.
- TRAF – Trabalho familiar:
Família detentora dos meios de produção.
Exemplo de Lugares para o Turismo Rural.:
- Bento Gonçalves/RS
- Gravatá/PE
- Betim/MG
- Valença/RJ
- Lages/SC
Turismo para Saúde:
Neste segmento, a motivação da Viagem é para realizar algum tratamento médico. Este segmento vem tendo grande desenvolvimento no mercado hoje e cada vez mais os meios de hospedagem e equipamentos turísticos vem se especializando para melhor atender estes turistas.
Exemplo de Lugares para o Turismo de Saúde.:
- Recife/PE
- São Paulo/SP
- Estados Unidos/USA
- Lisboa/Portugal
- Toronto/Canada
Turismo Religioso:
O turismo religioso pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.
Exemplo de Lugares para o Turismo Religioso.:
- Jerusalém/Israel
- Fatima/ Portugal
- Lourdes/ França
- Meca/ Arábia Saudita
- Aparecida/SP
Turismo Gastronômico:
Neste segmento, a motivação principal é conhecer mais sobre as comidas típicas da região para onde está viajando.
Exemplo de Lugares para o Turismo.:
- Brasil
- França
- Itália
- México
- Japão
Claro que existe várias outras segmentações para o turismo, como dissemos acima, contudo listamos aqui algumas mais significativas e mais comuns de se realizar, mais a pergunta chave neste momento é, qual a motivação pela qual quero viajar? Isso será decisivo para saber qual o seu destino.
Sugerimos que você de uma aprofundada no item que mais simpatizou para a sua próxima viagem, e se desejar, deixa seus comentários aqui em baixo, desta forma podemos fazer mais artigos legais como este.
Desejamos um forte abraço para você e ate o proximo artigo.