Quais são as Regras de Check- in e Check- Out nas Hospedagens?

20 de março de 2022 Por Franci Raposo 0

     Fala viajantes, tudo bem com vocês?
No post de hoje eu vou trazer algumas informações sobre o Check-in e Check- out de hospedagens.
Normalmente quando a gente vai viajar, primeiro agente pensa no transporte que irá utilizar e que quer chegar logo no destino né?
     Fazer as malas e pensar sobre o destino é super prazeroso, mais fala a verdade, quando vemos por exemplo o voo o horário de chegada nunca é pensado em casar com o horário de entrada no hotel!
     Quer seja para hotéis, pousadas, resorts e casas de temporadas, é inevitável, você precisará fazer o check- in para dar entrada.
     Por regra, existe uma documentação que será exigido aos hospedes para a entrada no seu quarto reservado. Serão solicitados a confirmação da reserva e documentos de identificação pessoal, que podem ser seu RG por exemplo. Em vídeos que gravamos no nosso canal la no youtube, tem um que falo especificamente sobre documentação para viajar, se ainda não viu da uma conferida que está bem legal!
      Você irá preencher uma ficha Nacional  de registro de Hospedes (FNRH) do próprio hotel que é utilizado para o controle do estabelecimento. Um outro item que o viajante precisa ficar atento é a hora que é liberado o check- in que pode variar de 12h a 16h.
Comumente vemos a nível nacional que a entrada é liberada pelos hotéis as 14hs.
   Porem muitos viajantes questionam, Porque somente as 14hs é liberado a entrada?
Esse questionamento já leva-nos a explicar também um pouco sobre o check- out que deve ocorrer até o meio dia do dia sequente.
    Mais isso não é por mero capricho. Vamos entender melhor. Toda a equipe de camareiras e Recepcionista da hospedagem, estão com foco maior no período da manhã para a saída dos hospedes, é o momento do café da manhã, de entrega das chaves dos quartos, da limpeza dos mesmos e da conferência de itens que foram consumidos pelo hospede no período de sua estadia. Tudo isso leva um tempo para que o estabelecimento consiga se organizar para que a partir do próximo 12h o hotel possa lhe receber da melhor forma possível. Com quartos limpos, com a equipe de camareiras já organizada e menos aparente nos corredores, com funcionários para lhe dar todas as informações que forem necessárias, antes mesmo de você pegar as chaves.
      Uma outra pergunta bem frequente que muitos dos nossos clientes nos fazem é a seguinte: Franci, se eu entro no Hotel as 14h e devo sair ao 12h do dia seguinte, então não completou 24h de permanência. Como é contabilizado a diária de hospedagem?
Interessante né mesmo?
Essa dúvida é muito frequente e fomos buscar informações no ministério do turismo. Em geral, os ambientes de repouso delimitam que os hóspedes que estão saindo,  precisam abandonar os quartos duas horas antes do horário em que entraram, o que entra em conflito com o valor da diária cobrada, considerando que o ciclo de 24 horas não é completado.

       O estabelecimento de hospedagem que delimita o tempo de permanência do hospede na entrada do quarto, não podendo evitar que o hospede usufrua de todos os outros serviços que são disponibilizadas para ele no transcorrer da sua hospedagem.       O hospede neste caso, não poderá ter acesso ao quarto, uma vez que o mesmo precisará ser preparado para outros viajantes sequentes. Porem com o  Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem,  determina que o estabelecimento fixará o horário de vencimento da diária à sua conveniência ou de acordo com os costumes locais ou ainda conforme acordo direto com os clientes tratado no momento de chegada, o Check- in. Com isso fica disponibilizado durante as primeiras horas da diária, mesmo que o hóspede não tenha acesso ao quarto, ele pode usufruir das atividades oferecidas nos complexos, como piscinas, restaurantes, bares, telefone, internet, armazenamento de bagagem entre outros, descaracterizando o prejuízo.
    Bem meus amigos, é isso. Quando for se hospedar confira sempre os horários de entrada e saída do estabelecimento que você está indo, sobretudo se for internacional.
    De regra geral a nível nacional os estabelecimentos brasileiros tem entrada as 14h e saída as 12h. Este prazo de permanência se caracteriza uma diária de permanência.
   Se você ficou com ainda com alguma dúvida, fala pra gente na área de comentários, ou em nosso vídeo la no youtube com esta mesma temática, será um prazer lhe atender. Até o próximo post!
bjs