Fala viajantes, tudo bem com vocês?
Você sabe por que a bagagem dita como gratuita encarece as passagens aéreas?,
E sabe porque isso seria um retrocesso?
Você sabia que Apenas Cuba e Coreia do Norte têm uma política de despacho gratuito de bagagem em voos?
As Companhias aéreas, agência reguladora e órgãos que defendem os direitos do consumidor receberam muitos elogios com a Medida Provisória 1.089, conhecida como MP do Voo Simples.
A MP tem em suas propostas de modernizar e regularizar do setor aéreo.
Entre seus pontos principais, está a compreensão de que os serviços aéreos são considerados atividade econômica de interesse público, dispensando diversos procedimentos burocráticos para a operação de companhias aqui no Brasil. A entretanto um gigantesco “porém”, foi imediatamente colocado pelas companhias aéreas, que o texto com a nova regulamentação propôs o retorno da proibição de cobrança pelo despacho de uma bagagem de até 23 quilos, nos voos nacionais, e até 30 quilos, nas rotas internacionais.
Esta pratica existe desde junho de 2017 no Brasil, a cobrança pelas bagagens despachadas é uma das principais características da segmentação deste mercado e prática adotada internacionalmente, com exceção de Cuba e Coreia do Norte.
Levada a sanção presidencial, a MP foi transformada na Lei 14.368, com o veto do presidente atual de 2022 ao item que tratava da gratuidade da bagagem. Na prática, esse retorno encareceria as tarifas, uma vez que esse custo precisaria ser diluído entre todos os passageiros. Como se já não bastasse o valor alto que já esta das passagens aéreas.
A volta do modelo de franquia gratuita de bagagem neste momento poderia acentuar o cenário econômico de estagflação, quando há inflação com estagnação econômica. Estamos em um momento de busca da retomada do crescimento após a pandemia. No transporte aéreo internacional, se imagina um bom crescimento, mas isso vem concomitante com o risco de inflação forte mundo afora.
Neste momento o maior receio de todos deste setor é que podemos entrar em um período de inflação, como já estamos sem ter o crescimento econômico, para suprir isso, ocasionando a estagflação.
A volta da proibição da cobrança de bagagem acentuaria a estagflação, ao forçar o bloqueio no crescimento, colocando mais um custo para a companhia aérea, que precisará repassar isso para o consumidor, ou seja, o viajante, que já está com medo e receio de viajar por causa dos impactos da inflação.
Para a gente entender rapidinho porque as tarifas aéreas estão altas, no período entre 2002, quanto teve início a liberdade tarifária, e 2016, o tíquete aéreo médio no Brasil foi de R$ 910, com cerca de 30 milhões de passagens emitidas, em 2016, com 104 milhões de bilhetes naquele ano, segundo dados da Abear (Associação de empresas aéreas). Desde 2017, no entanto, o câmbio teve uma valorização de 60% – e metade dos custos das companhias aéreas é dolarizado – e o querosene de aviação aumentou 220%.
Quando no Brasil começou a cobrança de franquia de bagagem, em 2017, o dólar girava na casa de R$ 3,00 / R$ 3,50, e o barril de petróleo custava US$ 75,00. Agora o barril está mais de US$ 100 e o dólar, mais de R$ 5. As pressões inflacionárias e de custo fizeram as empresas aéreas perderem demais a competitividade que seria importante para assegurar a redução de tarifas com a cobrança do despacho.
A volta da isenção desta franquia de bagagem afetaria a entrada de outras empresas aéreas no Brasil, especialmente aquelas do modelo low cost. As cias aéreas que são raiz mesmo de baixo custo devem aumentar a eficiência de suas operações cobrando por todos os itens como Água, refeições, entretenimento a bordo e tudo mais… A cobrança de tarifa extra é a marca das low cost e nós precisamos desse tipo de empresa no Brasil para estabelecer uma boa concorrência.
A cobrança de bagagem vai nesse contesto viajante de uma segmentação de mercado que qualquer companhia aérea faz hoje no mundo.
Quanto Custa a Bagagem?
Em abril, as empresas aéreas reajustaram os preços para despacho de bagagens, o que levou a Fundação Procon-SP a notificá-las, pedindo esclarecimentos sobre os itens que compõem o valor da taxa. Na ocasião, a Latam enviou nota esclarecendo que “a vulnerabilidade externa em função da guerra na Ucrânia impacta diretamente no preço do petróleo e, consequentemente, na alta do preço do querosene de aviação (QAV) e nos custos da empresa.” A nota afirmava ainda que, diante da imprevisibilidade da crise, “a empresa precisou fazer algumas alterações em voos programados para os próximos meses e postergar o lançamento de novas rotas, cenário que impacta em aumento de preços das passagens e serviços adicionais da ordem de 25% a 30%.”
Na Latam, despachar a primeira bagagem em voos domésticos custa a partir de R$ 75. Na Gol, a primeira mala despachada sai por entre R$ 95 a R$ 140, nas rotas domésticas. Na Azul, as bagagens têm tarifa a partir de R$ 90, também nos voos domésticos.
Os custos atrelados aos preços da bagagem são equivalentes ao das tarifas aéreas, boa parte é em Dólar. Tudo depende do fator demanda e oferta, comportamento do consumidor se procura mais uma rota que outra e os Custos fixos como por exemplo o danado do querosene de aviação que tanto falamos aqui… ai meu Deus! Desse modo fica as empresas com pouca margem de manobra e os reajustes acompanham, principalmente, variações cambiais. Na prática, não dá para saber exatamente o custo de uma bagagem em trechos curtos ou longos, por exemplo, então a taxa vem de um rateio global. Ou seja, Caro!
Agências de Viagens
Para nos agentes de viagens essa discussão não tem diretamente um impacto, uma vez que não somos nos que estabelecemos os preços dos bilhetes aéreos, mais por outro lado o impacto acontece na redução da compra e venda de passagens através de nosso atendimento, quando se diminui a procura por este serviço.
O custo das viagens já é tão alto que o percentual das bagagens se tornou pequeno em um bilhete aéreo, especialmente nas viagens nacionais. Isso é uma tendência mundial e temos muito passageiros em viagens a trabalho ou mesmo em aquelas viagens curtas de fim de semana, que não levam bagagem e realmente não devem pagar por algo que não utilizam.
Bem viajantes, espero que você tenha gostado do nosso post de hoje, deixa o seu comentários, é sempre bom trocar uma figurinha com você. Ate o próximo!
Xau.