Da Contemplação a Curtição do Turismo Náutico é tendência no Litoral

9 de fevereiro de 2023 Por Franci Raposo 0

Que o turismo náutico de rio e mar no litoral norte de Pernambuco é espetacular não é mais novidade, mas que esse turismo abre espaço para a criatividade dos pequenos empreendedores, pouco tem sido falado a respeito e ainda menos aproveitado.

Trechos náuticos que incluem a parte rural de Abreu e Lima as margens do Rio Timbó, Igarassu, que contempla as praias do Capitão, Gavôa e a ilhota da Coroa do Avião, Itamaracá com a praia do Forte e toda a extensão do Canal de Santa Cruz ate as margens de Itapissuma e para fechar esta União temos a belíssima praia de Maria Farinha, em Paulista, que interliga todas essas atrações, o que faz da região um trecho adequado para o turismo náutico com as pequenas embarcações que funcionam basicamente com os tradicionais motores de rabeta.
Essas embarcações, tradicionalmente utilizadas pelos nativos, são responsáveis pelo transporte de boa parte dos trabalhadores que se deslocam entre Paulista, Igarassu e a Ilha de Itamaracá. Ainda não existe na região a mentalidade do uso turístico dessas embarcações, onde os jangadeiros se preocupam apenas em levar e trazer pessoas sem dar a menor importância em todo o potencial que esse trabalho pode oferecer e aproveitar melhor todo esse setor.

Pensando nessa possibilidade, de criam um turismo náutico de contemplação e sem a menor pretensão de ser o pioneiro, mais tentando aproveitar roda oportunidade que esse segmento pode oferecer um empresário de Paulista montou uma jangada voltada so para esse tipo de Passeio.

A embarcação promete ter decoração temática para cada época do ano, sistema de som bluetooth, toda iluminação em LED e acentos confortáveis em material náutico. O evento pode oferecer também serviço de bordo para grupos que não precisam se preocupar com nada durante o passeio. A proposta é fazer eventos exclusivos para casais e grupos de ate 10 pessoas  que desejem admirar os manguezais, pôr do Sol ou Passeops noturnos em noites de lua cheia.

Os passeios acontecem sempre a partir das 16h e podem ter duração de duas, quatro ou ate seis horas; o local de embarque pode ser realizado nos pieres do Hotel Amoaras, Marina Beira Rio ou do Restaurante Villa Pier Gourmet.

 

 

 

Texto: Antonio JR.
@locaisesabores