Fala viajantes, tudo bem com vocês?
No post de hoje, vamos falar sobre o programa de milhagens. Entender um pouco como funciona e como surgiu este sistema.
Bom, para iniciar este nosso conteúdo aqui, vamos nos reportar para os Estados Unidos no ano de 1981.
Nesta data foi quando surgiu o primeiro programa de milhagem, que foi criado em 1981 pela companhia Aérea American Airlines. Com o nome de AAdvantage, foi o primeiro a premiar seus clientes mais frequentes, clientes fidelizados com milhas aéreas, que podiam ser trocadas por passagens grátis.
Vale salientar, que os EUA utilizam as milhas como unidades de medidas. Estamos vem acostumados a utilização de unidade de medida em quilômetros, porem na américa a unidade mais utilizada é a milha, dai o termo Milhas aéreas.
Dias após o surgimento do AAdvantage, a americana United Airlines criou o seu próprio programa de milhagem, com duas vantagens: um bônus de 5.000 milhas para o cliente que se cadastrasse e milhas sem data de validade. Esse foi o grande diferencial de mercado que esta empresa viu para bater de frente com o programa da AAdvantage. Pouco tempo depois outras companhias, como a Delta e a TWA, criaram seus programas no mesmo ano.
Muitos benefícios dai, começaram a surgir, além de passagens aéreas, os passageiros cadastrados nesses programas podem usufruir de outros benefícios, como mudanças para a classe executiva ou primeira classe, check-in e embarque preferenciais e prioridade na lista de espera em voos mais concorridos. Benefícios estes que vemos hoje em dia com o nosso sistema de milhagens Brasileiro.
Outro item oferecido é o acesso a salas exclusivas nos principais aeroportos internacionais, as famosas Salas vip’s
No programa da United Airlines, por exemplo, o passageiro pode usar um dos 40 espaços restritos da companhia ao redor do mundo, isso é incrivelmente confortável!
Estes espaços oferecem drinques e lanches, além de revistas, jornais e acesso à internet. Alguns deles possuem ainda salas de reunião.
Já o usuário do programa Francês de fidelidade da AirFrance-KLM, pode tomar um banho no recinto restrito do aeroporto internacional de Amsterdã ou levar os filhos ao espaço reservado às crianças no lounge do aeroporto de Heathrow, em Londres. Estas são algumas dos benefícios de voar pela cia aérea.
Estas companhias também premiam passageiros fidelizados e frequentes com meios de acumular mais milhas. Além de receberem mais pontos por trecho voado, esses passageiros costumam ter preferência em promoções das companhias aéreas.
A American Airlines, por exemplo, oferece a alguns dos participantes do AAdvantage o programa Platinum Challenge, no qual o passageiro que acumular 10 mil milhas em voos de companhias parceiras em um período de três meses passa automaticamente para a categoria Platinum, que traz mais conforto e vantagens. Para alcançar essa categoria em condições normais, é necessário acumular 50 mil milhas ou voar 60 trechos em um ano. Segundo a companhia aérea, o Platinum Challenge é oferecido apenas para alguns passageiros e tem um custo de participação que fica entre US$ 180 a US$ 240.
Com a popularização dos programas de fidelidade, tanto dentro dos Estados Unidos, Europa e agora em outros países quiçá continentes, algumas companhias resolveram juntar forças!
No ano de 1997, surgiu a primeira aliança internacional, a Star Alliance, que reunia os serviços de (5) cinco grandes empresas aéreas. Hoje a Star Alliance possui 27 membros, que fazem cerca de 21 mil voos diários.
Além da Star Alliance, surgiram duas outras grandes alianças internacionais motivadas com este case de sucesso: a Oneworld e a Sky Team, ambas com 12 membros. Estas alianças Juntas, foram as três alianças concentram os voos de 1,32 bilhão de passageiros por ano e operam em 181 países.
Em cada uma das alianças, é possível juntar e gastar milhas em todas as companhias participantes, e o passageiro tem acesso aos benefícios de todos os membros.
Com isso, vemos que o sistema de milhas é super interessante, e é uma ótima forma de se economizar em voo’s não é verdade?
Mas dai você pode me perguntar, e aqui no Brasil, como funciona o sistema de milhagens?
Bem amigo leitor, no Brasil funciona da mesma forma que estas companhias estrangeiras que mencionamos acima.
Cada Cia aérea brasileira tem o seu próprio programa de milhagem, as principais são Smiles pela Gol, a Tudo Azul Pela Azul e pela Latam tem a Latam pass.
Recomendamos fortemente que cada viajante, escolha uma cia aérea, pois assim fica mais fácil de somar pontos, uma vez que não é permitido migrar pontos entre um programa para outro.
Hoje uma grande comodidade que estas cias aéreas oferecem para o grande publico em geral, é a aquisição de pontos nos cartões de crédito, ou seja, a cada compra que o viajante faz no seu cartão de crédito, nos itens mais variados possíveis, podem ir juntado ponto. Primeiramente o viajante precisa ir se cadastrar a si próprio e o seu cartão de crédito, após isso, toda e qualquer venda fica gerando pontos.
Qual diferença entre pontos e milhas aéreas?
Basicamente a nomenclatura. Enquanto milhas é o termo utilizado pela maioria dos programas das companhias aéreas, pontos é a palavra que as operadoras de cartões adotam. Outra diferença importante é na maneira de acumular essas vantagens.
Isso vai depender de cada cia aérea, e de cada operadora de cartão.
Mas eu não tenho Milhas, e agora?
Para aqueles viajantes que não tem milhas, e ainda assim deseja viajar pagando menos, existem os bancos de milhas.
Algumas pessoas que não utilizam estas milhas, vendem para empresas que as utiliza no sistema de banco de reservas, e estas podem ser comercializadas para terceiros.
Hoje em dia não precisa ter milhas no seu programa de fidelidade para viajar. Se você deseja viajar pagando baratinho pela passagem e não tem milhas suficiente, pode entrar em contato conosco em nossos canais de atendimento e solicitar um orçamento de passagens aeras através de milhas, a Raposo Turismo & Eventos, dispõe de um enorme banco de milhas.
Afinal, viajar mais pagando menos e o nosso lema.
Se foi interessante para você este post, deixa teu comentário aqui abaixo, vai ser um prazer dialogar com você.
Sigamos Juntos Viajantes!