Fala viajantes, tudo bem com voces?
Neste post vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de Hospedagem, e seguinte com o nosso passo a passo, após voce escolher o local para onde vai-se viajar, o destino turístico que ira visita e a forma como irá chegar ao seu destino, você já pensou que perfil de hospede você é?
Vamos ver, quais tipos de hospedagens e seus descritivos, vamos analisar as principais categorias de hospedagem que existem no mundo hoje, e ver qual melhor se adequa ao seu perfil.
· O Hotel é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia do hóspede, unidades ou quartos individuais, acompanhado de serviços como: recepção, serviço de quarto, café da manhã, entre outros que variam de acordo com o tamanho e categoria do hotel.
· Pousada:
Pousada é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia quartos individuais, chalés ou bangalôs.
Este, assim como o hotel, oferece os serviços básicos de acomodação, como café de manhã e serviço de quarto, entre outros que variam de acordo com o tamanho da pousada.
Esse modelo de hospedagem pode chegar ate no máximo 3 andares, e se diferencia por oferecer uma estadia mais intimista e familiar.
· Resort:
O resort nada mais é, do que um hotel comercial, que além dos serviços básicos de acomodação, oferece também uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento.
Em sua grande maioria, disponibiliza serviços de alimentação completa, spa, academia, piscina quente e fria, recreação, trilhas e outras atividades em meio a natureza.
Basicamente para um meio de Hospedagem ser considerado Resort, é preciso oferecer todo tipo de Serviços necessário para que o hospede seja atendido como um todo, sem precisar sair de suas mediações.
· Hotel Fazenda:
O hotel fazenda também se assemelha ao hotel comercial, porem a diferença, como o próprio nome sugere, esta em sua localização.
Este se encontra em área rural, em meio a natureza, e se caracteriza por oferecer, além de serviços básicos de acomodação e alimentação, entretenimento e vivência no campo.
Trilhas, passeios a cavalo, açudes para alimentar peixes, galinhas, coelhos, pássaros entre outros animais, são atividades típicas oferecidas por esse meio de hospedagem.
· É um estabelecimento residencial, no qual seus proprietários oferecem ao hóspede um quarto para estadia, acompanhado de café da manhã, em troca de um valor determinado.Este modelo de Hospedagem compartilhada ganhou força nos últimos anos, principalmente com a propagação do aplicativo Airbnb (É uma plataforma (um site) de reserva de imóveis ao redor do mundo por curta ou longa temporada. É possível alugar apenas um quarto ou uma acomodação inteira, que pode ser casa, apartamento, mansão etc. É muitas vezes mais em conta que as demais opções de hospedagem e permite vivenciar a estadia como um morador local.), que iremos abordar em um capitulo exclusivo sobre aplicativos voltados para o turista.
· Hotel Histórico:
O hotel histórico, é um estabelecimento comercial que assim como os demais, também oferece os serviços básicos de acomodação e alimentação.
Porem o que caracteriza este meio de hospedagem, que este é instalado em uma construção histórica, original ou restaurada.
É considerado histórico, o estabelecimento que tenha sido palco de fatos culturais, ou reconhecido como patrimônio histórico ou cultural.
seja por meio formal, reconhecido pelo estado federativo, o pais, ou informal, como base no conhecimento popular da sociedade.
· Flat ou Apart Hotel
O apart-hotel é um estabelecimento comercial semelhante a um apartamento, mas que possui as comodidades de um hotel.
Este disponibiliza ao hospede um quarto com banheiro, sala, cozinha e área de serviços. Além de serviço de recepção e camareira para limpeza de quarto.
Este meio de hospedagem é muito escolhido por aqueles que precisam se hospedar em um determinado local por um período mais longo.
· Hostel ou Albergue:
O Hostel, ou em português, Albergue, é um estabelecimento comercial que oferece estadia, na sua grande maioria, em quartos compartilhados.
Por esse motivo, o valor da diária se torna mais em conta, atraindo principalmente viajantes mais jovens. Para muitos, prefere, baratear a viajem, e terminam por hospedar-se em Hostel.
· Casas de Aluguel:
Casas de Aluguel são imóveis comerciais ou residenciais, oferecidos como estadia, principalmente em períodos de alta temporada.
Esse modelo de hospedagem é a opção mais procurada por famílias e grupos de amigos que pretendem passar um período de férias em uma determinada cidade.
· Guest House:
Guest House nada mais é do que uma casa de família.
Trata-se de um estabelecimento residencial, em que os proprietários alugam por um determinado período um quarto da casa ao hospede.
É um modelo de hospedagem muito comum para viajantes em programas de intercambio, tendo em vista que o hospede convive com a família e a cultura local.
· Pensão:
Pensão é um estabelecimento comercial que oferece moradia, em quartos compartilhados ou não, a moradores da região.
Normalmente esse modelo de hospedagem é utilizado por estudantes, pessoas que ficaram desabrigadas, ou que chegaram recentemente na cidade, e ainda não possuem uma boa estabilidade financeira para pagar o aluguel de uma casa.
Apesar de ser popularmente conhecido no Brasil como um estabelecimento comercial para encontros amorosos, o motel surgiu nos Estados Unidos como hotel de beira de estrada, como a finalidade de oferecer hospedagem a famílias que viajavam por conta própria.
Apesar de no Brasil, esta ideia chegar distorcida, este modelo continua sendo considerado um meio de hospedagem.
Como dito no inicio, são diversos os tipos de hospedagem que podemos encontrar mundo afora.
Buscamos listar os mais comuns, mas além desses que citamos, existem outros que podem ser encontrados facilmente fora do Brasil, como:
O Couchsurfing, cuja tradução literal é surfar em sofás, é um site, uma comunidade online que possibilita a busca por hospedagem gratuita em qualquer lugar do mundo, na casa das outras pessoas que também são usuárias do serviço. Ou seja, hospedagem gratuita na casa de pessoas onde emprestam o sofá para que os hospedes possam dormir.
A Relais & Chateaux é uma associação de 569 hotéis de luxo instalados em lugares únicos pelo mundo, como castelos e chalés na montanha. É conceito do seleto grupo oferecer excelência em hotelaria e gastronomia com ênfase na experiência do hóspede. No Brasil, existem dois: Saint Andrews Gramado (Gramado/RS) e Txai Resort Itacaré (Itacaré/BA).
· Lodge:
É um alojamento em área selvagem para quem se aventura a conhecer lugares remotos, como florestas, desertos e montanhas, sem perder o conforto de uma boa cama e uma banheira. São alojamentos que não abrem mão do requinte em meio a lugares distantes da cidade.
· Boutique Hotel:
Também chamado de hotel de charme, é um hotel instalado em uma casa que se destaca pela sua história, arte ou arquitetura e que tem poucos apartamentos. Oferece toda a estrutura de um hotel, mas conta com a exclusividade de ser um estabelecimento para poucos.
Glamping é a junção das palavras glamour e camping em inglês. O termo é novo no universo do turismo, mas ficou popular rapidinho. A novidade traduz a prática de acampar com luxo. Nada de saco de dormir, lanterna ou xixi na moita. O glamping alia o contato com a natureza sem abrir mão do conforto.
A proposta deste tipo de hospedagem é oferecer a experiência de vivenciar a cultura, a fauna e flora de um local remoto sem sacrificar o bem-estar. O movimento ganhou força por todos os continentes e, por isso, hoje já é possível encontrar chalés, tendas e casas na árvore super equipadas com banho quente, cama king size, refeições preparadas por chefs e serviços de spa nos cenários mais selvagens do mundo.
Após entender um pouco sobre os meios de hospedagem, já podemos escolher qual sera o mais coviniente para a sua viagem, dentre estas opções fica mais fácil entender um pouco mais sobre as diferentes ofertas que encontramos, como a imensa variavel de preços que vemos.
Lembre-se sempre de ver nas ofertas o tipo de acomodações que você deseja, estas costumam se dividir entre quartos:
– Individual: para apenas uma pessoa.
– Duplo: para duas pessoas, podendo a cama ser de casal ou solteiro
– Triplo: para três pessoas, podendo ser três camas de solteiro, ou uma cama de casa e uma cama de solteiro.
– Quádruplo: para quatro pessoas, podendo ser a divisão de camas entre casal e solteiros. Esta configuração de quarto é mais comuns em Pousadas e Hostel.
– Quíntuplo: Para cinco pessoas, podendo ser a divisão de camas entre casal e solteiros. Esta configuração de quarto é mais comuns em Pousadas e Hostel.
Seja viajando sozinho, seja acompanhado, lembre-se que sempre na escolha da sua hospedagem você precisa ter mais atenção na escolha do quarto e na configuração das camas, para o caso de hospedar-se com Crianças, atente-se de consultar as politicas de gratuidade ou redução do valor das diárias com o hotel que esta se hospedando.
Cada hotel tem regras especificas para gratuidade ou redução de valores para crianças, ainda não há uma normatização para unificar esta questão, então cada hotel tem um limite de idade diferente para garantir estes benefícios. então é sempre uma boa opção, conferir antes. De modo Geral a regra é sempre que menores de 18 anos devem estar acompanhado dos pais ou seus representantes legais, permanecer no mesmo quarto com os menos em cama anexa.
Gostou deste post? Bem completo ne viajante!
Então ja garante o teu comentário aqui a baixo e me fala o que você achou, Vou adorar saber o que você achou.
Até a próxima viajante, fica bem, e ate a próxima!